MARINA

MARINA (Alagoas)

Roteirista: Laís Santos Araújo

Maceió, 2010. Enquanto Marina organiza sua festa de 15 anos, 40 pessoas são silenciosamente assassinadas em Maceió. Acompanhada do primo Pedro, Marina passa a explorar a cidade e a si mesma, e a perceber que as violências da sua própria vida estão ligadas à violência do lugar onde vive. A sua jornada de amadurecimento tem um marco na sua festa de debutante, quando seu primo é assassinado na porta. É nesse momento que Marina tenta quebrar a parede de vidro que separa sua festa dos sonhos da rua que matou o primo.

Tutores do Projeto:

Nina Kopko

Formada em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina, atua nas áreas de montagem, roteiro e direção. Entre os trabalhos de destaque estão a direção assistente do filme O Silêncio do Céu (dir. Marco Dutra, 2016), a montagem do documentário Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Julia Murat, 2017), da 2ª temporada de O Hipnotizador (canal HBO, 2017) e a assistência de direção e colaboração em roteiro do filme Guigo Offline (René Guerra, 2017). Foi supervisora de desenvolvimento da produtora RT Features durante os anos de 2013 e 2015, trabalhando em projetos de Karim Aïnouz, José Eduardo Belmonte, Aly Muritiba, Gabriela Amaral Almeida, entre outros.

Karim Aïnouz

Natural de Fortaleza, é diretor de cinema e artista visual. Realizou, em 2015, o documentário Velázquez ou o Realismo Selvagem que teve sua estreia no Grand Palais em Paris e foi exibido no canal francês ARTE. Seu último longa-metragem, Praia do Futuro, teve estreia mundial em 2014 na Competição Oficial do 64° Festival de Berlim junto de Cathedrals of Culture, filme em 3D produzido por Wim Wenders, que estreou na sessão Panorama do Festival de Berlim (Berlinale). Seu primeiro longa-metragem, Madame Satã, estreou na mostra Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes em 2002. Seus longas seguintes, O Céu de Suely e Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (co-dirigido com Marcelo Gomes) estrearam no Festival de Veneza na Mostra Orizzonti em 2006 e 2009 respectivamente. Em 2008 dirigiu a série de 13 episódios Alice para a HBO Latin America. Em 2011 O Abismo Prateado teve sua estreia mundial em Cannes na Quinzena dos Realizadores e recebeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival do Rio. Aïnouz é ainda co-roteirista dos filmes Abril Despedaçado de Walter Salles, Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, e Cidade Baixa, de Sérgio Machado. Em 2018, seu mais recente documentário Aeroporto Central THF teve sua estreia mundial na Mostra Panorama do 68° Festival Internacional de Cinema de Berlim, levando o Prêmio Anistia Internacional. Atualmente, está dirigindo a livre adaptação de A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha. Com produção de Rodrigo Teixeira, da RT Features, A Vida Invisível traz as atrizes Carol Duarte e Júlia Stockler como protagonistas desta história.

Sérgio Machado

Natural de Salvador, seus primeiros trabalhos no cinema foram como assistente de direção nos filmes Central do Brasil (1998), O Primeiro Dia (1999) e Abril Despedaçado (2001), todos sob direção de Walter Salles. Foi co-roteirista do longa-metragem Madame Satã (2002), de Karim Aïnouz, e roteirista da série televisiva Os Pastores da Noite (2002), da Rede Globo de Televisão. Cidade Baixa (2005), seu primeiro longa de ficção, foi vencedor de 30 prêmios no Brasil e exterior, entre eles: o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes e os prêmios principais dos Festivais do Rio de Janeiro, de Huelva, Verona e Mons. Dirigiu também o longa metragem de ficção Tudo que Aprendemos Juntos (2015) e o documentário A Luta do Século (2016), ambos premiados em festivais e mostras de cinemas nacionais e internacionais. Atualmente, está trabalhando em parceria com Walter Salles na animação A Arca de Noé, inspirada nos poemas infantis de Vinicius de Moraes, na série de TV Os Irmãos Freitas (2019) em parceria com o Canal Space e numa adaptação para as telas do conto O Adeus do Comandante, do escritor amazonense Milton Hatoum.

Lab. de Artes Visuais

  • 051/Grande Circular
  • Isolamento Compulsório
  • Novas Abordagens Perceptivas do Real
  • Sonho causado pelo voo de uma abelha ao redor de uma romã, um segundo antes de acordar

Lab. de Audiovisual

  • Ocre
  • Estrada Aberta
  • Tempo de matar cachorro
  • Telma
  • Perdido
  • 7 CAIXAS

Lab. de Dança

  • 233 A, 720 Khalos
  • Afrontamento
  • Afrontamento
  • Corpos Embarcados

Lab. de Música

  • Sila Crvs A.O.A
  • Iracema Som Sistema
  • Ode ao Mar Atlântico
  • Orquestra Popular do Nordeste

Lab. de Teatro

  • Caldeirão de água no deserto – realidades e utopias?.
  • DESPEJADAS
  • Nossos Mortos
  • O retorno a Juberlano