Qual o lugar da referência no atual contexto da dança? É plágio? Citação? Inspiração? Ao tratar de referência, tratamos aqui de uma memória televisiva que, neste projeto, se mostra como presente constante, atuando como propositora sendo, ao mesmo tempo, arquivo e motor ao pôr em movimento histórias pessoais. Ao invés de trazermos as referências dos programas de auditório e videoclipes sem reflexão crítica, fora do lugar, o projeto deseja arriscar a (re)pensar de maneira quase debochada quais referências coreográficas constituem a história da dança de cada um, histórias particulares que, muitas vezes, não figuram nos livros.
Thiago Mota é mestre em Artes e bacharel em dança pela UFC. Atua profissionalmente na dança desde 2005. É dramaturgista de processos criativos, além de também atuar como pesquisador, professor e criador-intérprete em dança contemporânea.
Janaína Bento é artista, pesquisadora da dança, mestra em Artes e bacharela em dança pela UFC. Trabalha com composição coreográfica pesquisando o desenho como prática emancipatória para criação em dança.
Vince Rodrigues é artista formado em licenciatura em Dança pela Universidade Federal do Ceará. Natural de Maranguape, atua como bailarino, coreógrafo e professor de dança contemporânea em projetos de ensino no Estado do Ceará como o projeto Artista-Presente que se realizou em escolas públicas de ensino regular.
Neto Machado – Tutor
Neto Machado é artista em conexão com as ideias de coreografia, memória e infância. Mestre pelo programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFBA e graduado em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do PR, foi artista bolsista do Instituto Akademie Schloss Solitude – Alemanha (2013/14) e do projeto e.xe.r.ce do Centro Coreográfico de Montpellier – França (20008). Dentre seus trabalhos estão: Coreografia de Papel (Coleção de livros-coreográficos pra crianças); Biblioteca de Dança (instalação sobre histórias da dança); Desastro (peça participante do Palco Giratório do Sesc 2018); Kodak (Prêmio Cultura Inglesa Festival 2011); a série televisiva A Lei do Riso: Crimes Bizarros (indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2019 como melhor série de ficção). Integrante da Dimenti (BA), Neto já se apresentou em mais de 50 cidades brasileiras e 10 países, em locais como: Tate Modern (Inglaterra), MIT (EUA), Centre George Pompidou (França) e o Station One (Sérvia). Mais informações em: netomachado.com