Pagode Russo
Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis
Pagode Russo é avenida aberta nos processos de experimentação e invenção teatral do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis, a busca por uma imersão carnavalizada na obra A Gaivota, do dramaturgo russo Anton Tcheckov. Rua e carnaval brotam como campos de investigação já marcantes em uma pesquisa continuada do Coletivo e se põe em fricção com uma dramaturgia aparentemente distanciada na busca por gerar novas possibilidades cênicas e dramatúrgica sob uma ótica e poética pícara.
Os Pícaros Incorrigíveis
O Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis é um grupo de teatro que atua na cidade de Fortaleza (CE) desde o ano de 2011. Pesquisa a linguagem do teatro rua vista pelo filtro da Picardia. Um anti-herói por excelência, o Pícaro é aquele que opera entre fronteiras, borra convenções sociais e as nossas próprias convicções. Nos interessa como campo de pesquisa o caráter libertário do carnaval com seus blocos e brincantes, a arte pública, que toma de assalto as ruas, as ocupações populares que provocam uma reflexão sobre os limites do poder que regulam nossos corpos e vida.
Beto Menêis – Texto
Alysson Lemos, Beto Menêis, Daniel Rocha, Junior Barreira, Magno Carvalho, Paula Yemanjá, Pedro Caleb. – Elenco
Héctor Briones V. – Tutor
Professor adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) Curso de Teatro-Licenciatura; Mestrado em Artes; ProfArtes. Atualmente coordena o Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES do ICA-UFC). Sua investigação acadêmica-artística se debruça nos processos da arte teatral, da atuação e da encenação, com ênfase na espacialidade cênica, nos seus alcances corpóreos e imagéticos como força poético-política.